19/03/2019

Sessão Solene proposta pelo deputado Arthur Maia homenageia 30 anos da Federação das Empresas de Segurança Privada

A Câmara realizou sessão solene em homenagem aos 30 anos da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), por iniciativa do deputado Arthur Maia (BA). O parlamentar parabenizou a instituição, ressaltando o papel que ela desempenha no país, e destacou sua atuação parlamentar em defesa do setor, a exemplo da relatoria da Lei da Terceirização.

“Esta solenidade foi proposta em reconhecimento à importância e contribuição dada pelo segmento à sociedade. Vocês que trabalham com serviços de segurança privada passam por grandes dificuldades. Há uma legislação muito mais preocupada com questões trabalhistas do que com o desenvolvimento da economia. É preciso que esse país estabeleça uma linha mediana”, pontuou.

Em parceria com os Sindicatos, Associações e Empresas, a Fenavist tem o compromisso de representar seus empresários de forma ampla, ética e transparente, com o objetivo de unir a comunidade da Segurança Privada e Transporte de Valores do Brasil, prestando serviços e promovendo a modernização e o crescimento da atividade. Atualmente, há mais de 600 mil trabalhadores formais em atividade e cerca de 2.500 empresas do ramo.

Durante a sua fala, Maia lembrou ainda que tem atuado no Parlamento em defesa da federalização dos crimes contra empresas de transporte de valores por considerar que a Polícia Federal tem uma capacidade muito maior de investigar e monitorar a movimentação dos criminosos.

“A onda de assaltos praticados contra empresas que guardam e transportam valores elevados, quase sempre cinematográficos, são normalmente praticados por quadrilhas especializadas e dotadas de armamento pesado – de guerra – que utilizam técnicas avançadas nos assaltos. O produto dos roubos, comumente, além de ser dividido pelos comparsas, é também revertido para financiar o crime organizado através da compra de armas, explosivos e tóxicos, retroalimentando-o. Trata-se de um crime contra o sistema financeiro nacional e que, por essa razão, deve ser federalizado”, defendeu.

Estiveram presentes na sessão os deputados federais Laércio Oliveira e Eli Broges, além do presidente da Fenavist, Jeferson Furlan Nazário, e dos ex-presidentes da Federação, Odair Conceição e Jeferson Simões.

Na oportunidade, o vigilante mais antigo em atividade no Brasil, Sr. Lourisval Moreira, foi homenageado. Ele começou sua atividade em 1973 e aconselhou os novos profissionais a construírem carreira sólida e trabalharem sempre com alegria e dedicação.