Noticiário
Ano IV - n. 15 - janeiro / março, 2012

 
TV por Assinatura no Brasil

       De um modo geral, os indicadores acerca do padrão de vida de uma população costumam variar na medida em que ganham adeptos os novos itens de consumo criados pelos sucessivos avanços tecnológicos. Numa certa fase, a posse da televisão era considerado expressivo da elevação dos níveis de renda. Presentemente, quando a esmagadora maioria dos domicílios dispõe de tais aparelhos, a nova medida corresponde à adesão à chamada “TV por assinatura”, isto é, a posse dos canais que somente são acessíveis mediante pagamento.
       Nesse novo quadro, são deveras notáveis os progressos registrados, segundo os últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
       Assim, no primeiro semestre de 2011, o número de residências dispondo de acesso à TV por assinatura cresceu 15,6% em relação a idêntico período do ano passado. O número total de assinantes ascende a 11,3 milhões.
       Embora a expressão “TV a cabo” se haja tornado equivalente a “TV por assinatura”, na verdade corresponde a um dos tipos de tecnologia disponíveis, isto é, a transmissão se dá “por cabo”, havendo uma segunda modalidade: transmissão por satélite. Levando em conta a distinção, a TV a cabo tem a preferência de 46,6% dos usuários, enquanto o seu acesso por satélite alcança a maioria (51%). Existem ainda outras tecnologias não discriminadas, que dão conta dos 2,4% restantes.
       Estima-se que, na atualidade, os canais pagos sejam assistidos por pouco menos de 40 milhões de pessoas.
       Do ponto de vista da situação domiciliar segundo as regiões, o contingente mais numeroso de assinantes encontra-se no Sudeste, 27,8% do total. Em relação ao nacional, a média é de 16 lares com o serviço para cada grupo de 100 domicílios.
       

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