Noticiário
Ano I - n. 1 - julho / setembro, 2008

 
A disseminação do computador e da Internet

       O computador tornou-se uma ferramenta de trabalho indispensável, praticamente na totalidade das profissões. A par disto, o recurso à INTERNET é hoje forma privilegiada de comunicação, ao tempo em que número cada vez maior de usuários utiliza-a para obter informações sucessivamente mais diversificadas. Essa circunstância explica os níveis de sua disseminação. Estruturou-se e tudo indica que continuará crescendo o que se convencionou denominar de comércio eletrônico.
       
       Nesse particular, os Estados Unidos incluem-se entre as nações líderes, na medida em que 71,4% da população acessa a INTERNET. Tratando-se de país populoso, esse contingente equivale a 215 milhões de pessoas. O computador pessoal acha-se instalado praticamente em todas as residências. A par disto, todas as faixas etárias participam desse processo. O vizinho Canadá aproxima-se do mencionado resultado: a utilização da INTERNET é praticada por 66% da população.
       
       A comparação entre países serve também para patentear níveis de desenvolvimento tecnológico, bem como grau de liberdade. Assim, por exemplo, na Comunidade Européia são muito altos os níveis da chamada “inclusão digital”. Assim, a Noruega destaca-se como campeão mundial, na medida em que 88% da população acessa a INTERNET, seguida de perto pela Holanda (87,8%). Vêm a seguir: Inglaterra, 66,4%; Alemanha, 64,6%, Itália, 57%, Espanha, 56,5% e, França, 54,7%.
       
       Enquanto isto, na Rússia apenas 19,8% da população dispõe de computador pessoal e da possibilidade de acessar a INTERNET. Muito provavelmente, como o país não se transformou numa democracia, transitando apenas do totalitarismo para regime autoritário, aquelas pessoas serão espionadas. Em Cuba, somente agora, depois do afastamento de Fidel, passou a ser permitida a posse de computador pessoal.
       
       A inclusão digital alastrou-se a outros contingentes. Na Ásia, embora se trate de apenas 21,5% da população, 569 milhões estão ligados à INTERNET.
       
       O Brasil registra presentemente a presença de 42 milhões de pessoas com acesso à INTERNET. Embora expressivo, o contingente corresponde a 22,4% da população, enquanto na Argentina esse percentual já é da ordem de 40%.
       
       Do que precede, vê-se que são imprescindíveis, no âmbito do Democratas e da Fundação Liberdade e Cidadania, estimular-se a comunicação por e-mail, entre os diversos órgãos partidários, bem como promover a utilização dessa ferramenta com vistas à formação de quadros.

OUTROS NOTICIÁRIOS
 
Revista Commentaire

História do Legislativo Brasileiro

 
# Sumários das edições da Revista On-Line Liberdade e Cidadania:  Ed. n. 01 , 02 , 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14 , 15, 16, 17, 18 
Revista On-Line Liberdade e Cidadania - Registro ISSN Nº 1983-9162
w w w . f l c . o r g . b r / r e v i s t a

Copyright © 2012 - Fundação Liberdade e Cidadania - Todos os direitos reservados
Senado Federal - Anexo I - 26° andar - Brasília - DF - CEP 70.165-900
Tel.: (61) 3311-4273 / Fax: (61) 3223-6201
[email protected]