Noticiário
Ano III - n. 11 - janeiro / março, 2011

 
Duzentos anos da biblioteca nacional

       
       Em fins de outubro último, a Biblioteca Nacional completou duzentos anos de existência. Embora o primeiro grande lote de livros haja chegado ao Rio de Janeiro em julho de 1810, a acomodação considerada apropriada é de 29 de outubro, data que seria adotada como a da fundação, denominada então Real Biblioteca. A transferência completou-se em duas outras etapas. O nome pelo qual se tornou conhecida data de 1876. Presentemente dispõe do maior acervo existente no país equivalente a nove milhões, sendo ainda a sétima maior biblioteca do mundo.
       O prédio da Biblioteca Nacional teve a sua construção iniciada em agosto de 1905, concluída a tempo de ser inaugurado como parte das comemorações do primeiro centenário (29 de outubro de 1910). Localiza-se na Praça Floriano (mais conhecida como Cinelândia), no Rio de Janeiro, compondo com o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes conjunto arquitetônico de grande valor cultural.
       A exemplo do que ocorre nos diversos países ocidentais, a edição de livros no Brasil acha-se condicionada ao que formalmente constitui “depósito legal”. Essa disposição não constitui nenhuma restrição mas forma de padronizar o registro na escala dos mencionados países, no que se refere à catalogação. Subsidiariamente, permite a ampliação do acervo bem como sua preservação e constituição da memória nacional.
       A Biblioteca Nacional edita regularmente catálogos das exposições levadas a cabo em seu recinto, bem como a outros eventos ligados a livros (datas históricas de autores, etc.).
       Entre as publicações periódicas, destacam-se a Revista do Livro e os Anais da Biblioteca Nacional.
       Como parte da modernização tecnológica em que se acha empenhada, criou a Biblioteca Digital. Número crescente de periódicos, obras raras e outras publicações tornam-se acessíveis por meios eletrônicos.
       A Biblioteca Nacional desenvolve, de igual modo, trabalho permanente de divulgação do livro brasileiro no exterior.
       

OUTROS NOTICIÁRIOS
 
Avanços na pesquisa para desvendar a origem do Universo

Russia : A devolução dos bens da igreja

 
# Sumários das edições da Revista On-Line Liberdade e Cidadania:  Ed. n. 01 , 02 , 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14 , 15, 16, 17, 18 
Revista On-Line Liberdade e Cidadania - Registro ISSN Nº 1983-9162
w w w . f l c . o r g . b r / r e v i s t a

Copyright © 2012 - Fundação Liberdade e Cidadania - Todos os direitos reservados
Senado Federal - Anexo I - 26° andar - Brasília - DF - CEP 70.165-900
Tel.: (61) 3311-4273 / Fax: (61) 3223-6201
[email protected]