Noticiário
Ano III - n. 11 - janeiro / março, 2011

 
Avanços na pesquisa para desvendar a origem do Universo

       A entidade que mantém em funcionamento o gigantesco acelerador de partículas, em funcionamento na Europa tecnicamente denominado Grande Colisor de Hádrons, LHC, na sigla em inglês, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear CERN, divulgou o balanço desse período inicial de atividade.
       O acelerador funciona deste modo: dois feixes de um bilhão de prótons, acelerados a uma velocidade próxima da luz, percorrem o túnel construído para esse fim, que tem 27 quilômetros. Com base no conhecimento hoje disponível, as partículas que constituem o núcleo atômico consistem de nêutrons, quarks e prótons. A pesquisa em curso deve proporcionar conhecimento mais amplo de sua complexidade.
       
       Como as velocidades a serem alcançadas são inusitadas, isto é, absolutamente incomuns, os cientistas tiveram que criar nomenclatura específica, a saber: eletronvolts. As velocidades a serem alcançadas seriam medidas em trilhões de eletronvolts.
       Quando foi iniciada a experiência, no mês de março do ano findo, o CERN fixou como meta atingir, em 2010, velocidade equivalente a dez trilhões. Em comunicado oficial, divulgado em começos de novembro, o CERN tornou público que o objetivo colimado havia sido alcançado em fins de outubro, isto é, antes de expirado o prazo. Nesse comunicado enfatiza a importância dos resultados alcançados na medida em que são uma demonstração da possibilidade dos avanços pretendidos, nos próximos anos, de desvendar muitas das incógnitas da Física Moderna, entre estas, qual a hipótese da origem do universo passível de comprovação experimental.
       Os dados obtidos estão sendo analisados por 26 centros regionais espalhados pelo mundo. Além da Europa, situam-se na Ásia, na Austrália e nas duas Américas. Entre estes, o Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace, em inglês), que funciona no campus da UNESP, na Barra Funda, bairro da Capital.
       

OUTROS NOTICIÁRIOS
 
Duzentos anos da biblioteca nacional

Russia : A devolução dos bens da igreja

 
# Sumários das edições da Revista On-Line Liberdade e Cidadania:  Ed. n. 01 , 02 , 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14 , 15, 16, 17, 18 
Revista On-Line Liberdade e Cidadania - Registro ISSN Nº 1983-9162
w w w . f l c . o r g . b r / r e v i s t a

Copyright © 2012 - Fundação Liberdade e Cidadania - Todos os direitos reservados
Senado Federal - Anexo I - 26° andar - Brasília - DF - CEP 70.165-900
Tel.: (61) 3311-4273 / Fax: (61) 3223-6201
[email protected]