14/05/2014

Reviravolta na eleição para presidente da Colômbia


Pela primeira vez as pesquisas indicam que o candidato do ex-presidente Alvaro Uribe está na frente do presidente Juan Manuel Santos, candidato a reeleição nas eleições do próximo dia 25 de maio.

De acordo com levantamentos do Centro Nacional de Consultoria e do jornal CM& Óscar Iván Zuluaga ganharia as eleições presidenciais no primeiro e no segundo turno. 

O candidato de Uribe, do Centro Democrático, obteria 24% dos votos nas eleições do próximo dia 25, e Santos 22%.  Enrique Peñalosa, da Aliança Verde, obteria 13%, Clara Lopez, do Polo Democrático (esquerda), e a conservadora Marta Lucia Ramirez, teriam 9%. 

Num segundo turno, Zuluaga teria 42% dos votos e Santos 34% e num segundo turno hipotético entre Santos e Peñalosa, Santos teria 32% e Peñalosa 38%. 

Vários escândalos explicam essa inversão dos competidores da corrida presidencial. O principal deles está na renúncia do mais importante assessor político/publicitário de Santos, J.J. Rendón. Um colombiano preso nos EUA revelou que Rendón recebeu uma milionária quantia de dinheiro para entregar narcotraficantes à justiça, o que ele nega, mas que o obrigou a renunciar.