13/06/2014

Recife recebe jovens e líderes para Encontro da JDEM-PE


jdempe

 

A Juventude Democratas de Pernambuco e a Fundação Liberdade e Cidadania realizaram curso de formação política e encontro de jovens líderes do partido em Recife nos dias 5, 6 e 7 de junho. O evento teve o apoio da Fundação Konrad Adenauer.

 

Foram três dias de debates e palestras. Além de jovens pernambucanos, representantes da Juventude Democratas de outros Estados também prestigiaram o encontro.

 

Na tarde de abertura, o presidente da JDEM-PE, Alexandre Almeida, deu as boas vindas aos participantes junto com Bruno Kazuhiro (JDEM-RJ) e o Vereador César Godoy (JDEM-SC). Os presidentes da JDEM carioca e da JDEM de Santa Catarina destacaram a importância da juventude na política brasileira e o apoio da FLC aos eventos dos jovens democratas. “A troca de experiências de jovens de vários Estados do país serve para fortalecer e motivar nossa Juventude”, afirmou Kazuhiro.

 

As atividades da sexta-feira (6) tiveram início com o consultor político Maurício Romão apresentando dados do cenário político em 2014. Ainda pela manhã, o líder do Democratas na Câmara dos deputados, Mendonça Filho, falou sobre ética e corrupção.

 

Após uma pausa de almoço, o ex-prefeito e atual vereador da cidade do Rio de Janeiro César Maia abordou a posição do Brasil no contexto da política latino americana no debate “Democracia e Populismo”. No final da programação do segundo dia os diretores de mídias da Agência B5, Breno Arruda e Quintino Gomes, consultores do DEM Nacional mostraram as redes sociais como ferramentas de debates no mundo virtual.

 

No último dia do Encontro da JDEM-PE o Mestre em Geografia Lucivânio Jatobá abordou as questões climáticas do nordeste do Brasil e, para encerrar o evento, o ex-prefeito do Recife, Gustavo Krause, ministrou a palestra “O tamanho do Estado: corrompe ou desenvolve?”.

 

A vereadora e membro da JDEM-PE, Priscila Krause, conversou com os jovens durante o encontro e acha produtiva a interação da Juventude na política pernambucana. “Aqui temos coragem de fazer oposição”, completou Priscila. Para o presidente da JDEM-PE, o objetivo do evento foi alcançado e o aprendizado será utilizado no dia a dia dos jovens participantes. “O encontro possibilitou aos membros da JDEM-PE um maior acesso ao conhecimento político/ideológico do DEM incentivando a reconstrução do Brasil pela força das novas ideias”, concluiu Alexandre.