Parceria ILEC e Todos pela Educação vai certificar gestões Democratas com Selo Compromisso com a Educação

                                       ...

                                                        O Programa, lançado hoje, vai apoiar gestões municipais do Democratas e terá curso certificado pela USP e FGV

O Instituto Liberdade Cidadania (ILEC) – braço de formação do Democratas –, em parceria com o Movimento Todos Pela Educação, vai contribuir para a melhoria da educação básica nos municípios brasileiras. Nesta quarta-feira (14/07), as duas instituições lançaram o Programa Compromisso com a Educação, num evento online, com a presença de prefeitos, secretários de educação e gestores educacionais do Democratas do país. O Programa é voltado para as 459 gestões municipais do partido no Brasil, que devem aderir a proposta, assinar a Carta Compromisso de Priorizar a Educação e vão receber o Selo Compromisso com a Educação. “O Brasil precisa passar por uma revolução educacional. Precisamos juntar esforços. Preparar nossos gestores para a política educacional nos municípios, promovendo cursos e dando apoio com quem tem expertise é um caminho”, afirmou o ex-ministro da Educação e presidente do ILEC, Mendonça Filho.

O lançamento do Programa foi um debate sobre a educação básica com a presidente e cofundadora do Todos pela Educação,  Priscila Cruz, o presidente do Democratas, ACM Neto, o ex-ministro, Henrique Mandetta, o líder de relações governamentais do Todos Pela Educação, Lucas Hoogerbrugge, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e a prefeita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino. A presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, afirmou que o programa tem potencial de levar boas práticas educacionais a mais lugares do País. “A gente tem essa possibilidade, junto aos prefeitos desse partido, de reconstruir a educação, porque os prefeitos são responsáveis pelas etapas primeiras da educação básica. Os prefeitos atuais se elegeram no meio da pandemia, sabendo do desafio que seria muito maior”, afirmou Priscila Cruz, destacando a disposição do Todos pela Educação de ajudar todos os municípios com formação.

O Programa Compromisso com a Educação vai oferecer um curso de 30 horas para gestores de educação com certificação registrada pela Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, a parceria mostra o apoio do partido a uma pauta que é prioritária, em especial, num momento tão frágil como a pandemia. “O Democratas vai ser um partido exemplar nesse trabalho. Confio no trabalho de nossos gestores em parceria com o Todos pela Educação”, afirmou Neto, agradecendo ao ex-ministro Mendonça do Filho pela articulação para firmar essa parceria.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou do evento e relatou a experiência do Estado na Educação, que alcançou o primeiro lugar no Ideb. “Estamos vendo tudo que nos aconselharam. Eu tenho me dedicado e a nossa secretária da educação, também, tenho me concentrado muito e buscando todas as experiências em Salvador, em Pernambuco, buscando experiências que deram certo, cada um num viés diferente, matemática, português, muito, com intensidade enorme”, contou.