Morre Marco Maciel

O Democratas perdeu hoje (12/06) um de seus líderes: o ex-vice presidente do Brasil, Marco Maciel, aos 80 anos, em um hospital em Brasília. A morte foi em decorrência do mal de Alzheimer, doença que o acometia desde 2014.  Em nota oficial, o presidente do Democratas, ACM Neto, afirmou que o partido se despede, já com o coração saudoso, de Maciel, fundador e um dos mais importantes quadros do nosso partido.

Pernambucano, Maciel Maciel foi vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso por dois mandatos e assumiu diversos cargos públicos em sua trajetória política, deputado estadual (1967-1971) e federal (1971-1979) por Pernambuco, presidente da Câmara dos deputados (1977-1979), governador de Pernambuco (1979-1982), ministro da educação (1985-1986) e da casa civil (1986-1987), senador (2003-2011) e finalmente vice presidente da república (1995-2003).

Nota oficial

Neste 12 de junho, o Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país.

Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos. Ex-vice-presidente da República, Marco Maciel foi uma liderança capaz de motivar políticos de todas as idades. Quando ainda no movimento da Juventude do PFL, recebi palavras e gestos significativos de incentivo que jamais vou me esquecer. Mesmo carinho que nosso fundador direcionou a muitos jovens e políticos ao longo de toda a sua vida.

Homem de elevado espírito público, tenho certeza que o legado de Marco Maciel será lembrado por toda nossa história. Hoje, envio toda solidariedade e carinho aos familiares e amigos deste grande líder. Um sincero e fraterno abraço da família Democratas.

Antônio Carlos Magalhães Neto

Presidente Nacional do Democratas