12/05/2019

Juscelino Filho é o novo presidente do Conselho de Ética


Foi eleito para presidente do Conselho de Ética nesta o deputado Juscelino Filho (MA). O parlamentar foi indicado pela bancada do Democratas. “Quero agradecer o voto de confiança e tenho um sentimento de honra em substituir o líder Elmar. O tratamento dos casos exige a condução sob o permanente equilíbrio e sensatez, lastreado em provas e no igual direito de acusação e do contraditório”, afirmou o deputado Juscelino Filho, após o resultado dos votos.

Na abertura da reunião, o líder do Democratas, Elmar Nascimento (BA), fez um balanço à frente do Conselho no biênio 2017 e 2018. Ele aproveitou a oportunidade para desejar aos membros da comissão “pouco trabalho”.

“Aqui [Conselho] nunca fez parte de acordo partidário e, inclusive contamos com a colaboração dos investigados. Aqui é preciso ter muita mais coragem para absolver do que para condenar, diante do linchamento público e na coragem de votar”, disse, se referindo às decisões difíceis no julgamento da inocência ou na condenação de processos.

A comissão é formada por 21 de membros titulares e 21 suplentes, sem ter a possibilidade de troca ou afastamento, salva exceções como falecimento ou renúncia do mandato. O mandato do Conselho é de dois anos.