16/06/2019

Juninho do Pneu apresenta projeto para incentivar asfalto ecológico


Na semana do meio ambiente, o deputado Juninho do Pneu (RJ) apresentou o PL nº 3376/2019, que determina a utilização de asfalto ecológico na manutenção de rodovias, viadutos e pontes. Este tipo de asfalto é composto basicamente de pó de borracha proveniente da reciclagem de pneus. “Este projeto traz grandes benefícios ao Meio Ambiente pois dá um destino certo aos pneus que seriam descartados de maneira incorreta na natureza”, argumentou o autor da proposta.

De acordo com Juninho, este tipo de asfalto já é usado nos Estados Unidos e na Europa há mais de seis décadas. No Brasil, segundo o parlamentar, tal tipo de tecnologia surgiu há menos de 20 anos. “Apesar dessa tecnologia ser relativamente recente no Brasil, ela não para de se desenvolver. No entanto, não se prioriza o uso na recuperação das rodovias”, disse o deputado carioca.

Um outro ponto destacado por Juninho é que a prática evita a exposição do material em locais abertos e que promoveriam a proliferação de mosquitos transmissores de graves doenças ou mesmo enchentes com sua exposição inadequada. “Nosso País produz uma enorme quantidade de pneus, com isso, o descarte de maneira incorreta é uma ameaça para o meio ambiente”, finalizou.