18/06/2019

Deputado José Mário propõe audiência pública para discutir segurança no campo


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento do deputado federal José Mário Schreiner (GO) para realização de audiência pública para debater a criminalidade e a segurança no campo. A data da audiência ainda não foi definida.

Na justificativa do requerimento, José Mário ressaltou a preocupação com o aumento da criminalidade no meio rural: “Embora a criminalidade nas cidades monopolize a atenção da mídia e da sociedade, o crime, em especial o furto e o roubo à mão armada, cresceu nas propriedades rurais, mantendo em risco constante os bens e a segurança pessoal dos produtores e de suas famílias”.

Em 2017, o Observatório da Criminalidade do Instituto CNA apresentou os números da criminalidade no campo: os furtos representaram 49% dos crimes ocorridos, seguidos por roubos (33%), depredação (12%), assassinatos (3%) e queimas (3%).

O estudo ainda apontou que, em muitos casos, os estados não sabem diferenciar sequer se o caso ocorreu na cidade ou na área rural, dificultando a coleta de dados. Para esse estudo apenas 11 unidades federativas (entre os 26 estados mais o Distrito Federal) enviaram algum tipo de dado por meio da secretaria de segurança pública.

Atualmente seis unidades da federação executam programas específicos de segurança para o setor rural. “Essas experiências precisam ser compartilhadas para fomentar e difundir o conhecimento e boas práticas de segurança pública na zona rural. Precisamos fazer uma política consistente e integrada de prevenção e combate à violência contra produtores e trabalhadores rurais”, defendeu José Mário.

Convidados

No texto do requerimento, o deputado sugeriu que sejam convidados a comparecer na audiência pública: a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Representantes da Polícia Militar de Minas Gerais; Goiás; Espirito Santo; Paraná; Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.