22/05/2019

Comissão de Agricultura aprova requerimento para debater propostas do Plano Safra


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara, aprovou na última semana, requerimento dos deputados José Mário Schreiner (GO), Pedro Lupion (PR) e subscrito pela maioria dos parlamentares membros do colegiado, para a realização de uma audiência pública para debater as propostas do Plano Safra 2019/2020. O debate está marcado para o próximo dia 28 de maio, às 14h.

“Não se constrói um Plano Safra dentro de gabinete e ar condicionado. Ouvir as entidades representativas do setor agropecuário brasileiro é extremamente importante para que possamos levar até o governo, os principais anseios dos produtores rurais”, defendeu o deputado, durante reunião deliberativa da CAPADR.

Propostas

Na última quarta-feira, 8 de maio, José Mário entregou as propostas levantadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o presidente da Comissão de Agricultura, Fausto Pinato (PP/SP), e ao presidente da Comissão de Política Agrícola da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion.

O documento foi elaborado em encontros regionais com produtores e lideranças rurais de todo o país e foi entregue à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O conjunto de propostas contempla as demandas mais urgentes do setor agropecuário, como a garantia da previsibilidade orçamentária, a redução da burocracia, o aperfeiçoamento dos programas já existentes, incremento no volume e disponibilização dos recursos em época compatível com o calendário da atividade, além de fontes alternativas de crédito e redução da taxa de juros.