20/03/2019

Chico Rodrigues diz que novos acordos Brasil/EUA vão atrair investimentos ao país

Em discurso no plenário, o senador Chico Rodrigues (RR) fez uma avaliação positiva da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Na sua visão, acordos firmados entre Bolsonaro e chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, irão atrair investimentos e ampliar recursos tecnológicos disponíveis na área espacial.

O parlamentar ainda rebateu críticas acerca dos resultados obtidos pelo governo brasileiro nessa primeira visita aos EUA ao mencionar o acordo para uso da base de Alcântara, no Maranhão, para lançamento de satélites norte-americanos.

“São milhões de dólares que o País captará com esses lançamentos utilizando essa base. É uma base física a de Alcântara – ou eles vão criar um país ali dentro de Alcântara por acaso?
Então, as críticas são recorrentes, pequenas, miúdas, sem nenhum fundamento. E muitos fazem essa crítica que eu acho uma crítica inoportuna. Portanto, esse acordo de salvaguarda foi assinado e eu acho que nós deveríamos estar felizes”, disse.

O parlamentar ainda citou o acordo entre a Nasa e a Agência Espacial Brasileira para pesquisa e a carta de intenção firmada entre o Ministério do Meio Ambiente e a Agência de Desenvolvimento Internacional sobre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Então, eu diria que temos que acompanhar esses acordos. Aí, sim, esta Casa, este cenáculo das discussões maiores do País, tem que realmente acompanhar e, obviamente, aprovar e divulgar aquilo que é bom para o nosso País. Não podemos ficar num gueto, circunscritos à ignorância e ao radicalismo de muitos”, acrescentou ao lembrar queria acordos internacionais devem ser ratificados pelo Senado Federal.