22/08/2019

Anja Czymmeck assume a diretoria da Fundação Adenauer no Brasil

A nova diretora Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil, Anja Czymmeck, foi apresentada, nesta quinta-feira (22/08), aos parceiros e colaboradores num evento comemorativo dos 50 anos da instituição no País, no Rio de Janeiro. Parceiro da KAS, o Democratas foi representado evento pelo presidente do Instituto Liberdade e Cidadania, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, por Paulo Gouvêa e pelo presidente nacional da Juventude Democratas, Bruno Kazuhiro. “A nossa parceria é muito importante para a difusão dos princípios democráticos no país, para a formação política e para a troca de experiências”, afirmou Mendonça Filho, destacando que o Democratas é parceiro da Fundação Adenauer desde 1999, quando o partido se filiou à Internacional Democrata Cristã (IDC).

Em 2014, a ligação do Democratas com a KAS consolidou-se quando todos os órgãos do DEM, como o Democratas Mulher e, especialmente a JDEM, aderiram a essa parceria. Hoje, no Rio de Janeiro, os parceiros participaram do Seminário “Democracia, diálogo e cooperação: 50 anos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil”. A Adenauer é parceria do Democratas na difusão de princípios democráticos e em cursos de formação política para mulheres e, especialmente para jovens. Assim como, programas de visitas à Alemanha e a outros países de jovens e gestores municipais ligados ao DEM.

A parceria da Fundação Konrad Adenauer  com  o Democratas e o Instituto Liberdade e Cidadania resultou, ao longo desses anos, em cursos de formação política, visitas à Alemanha e diversos países por parlamentares e gestores municipais ligados ao DEM. Grupos de prefeitos e também de candidatos a prefeito, deputados recém eleitos e jovens também tiveram oportunidade, em diferentes momentos, de visitar instituições alemãs, conhecer experiências administrativas inovadoras, debater sistemas partidários e eleitorais com contrapartes do país visitado.

A Fundação Konrad Adenauer (KAS)  foi criada em 1956 por inspiração do Chanceler da época (KA), para difusão dos princípios democráticos – para os alemães e para o mundo. A KAS tem mais de 70 escritórios em cerca de 120 países. Está no Brasil há 50 anos.  No evento de hoje foi lançado o livro “A Fundação Konrad Adenauer no Brasil – 50 anos – Democracia, Diálogo e Cooperação” e apresentado o novo vídeo institucional da Fundação.

Democracia, diálogo e cooperação