01/04/2019

Alan Rick reúne com o ministro Mandetta e reafirma luta pelos brasileiros formados no exterior

O deputado Alan Rick (AC) reuniu-se com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para tratar de uma pauta de extrema importância: a situação dos brasileiros formados em medicina no exterior. Alan Rick estava acompanhado da deputada Professora Dorinha (TO) e de parlamentares de outros partidos.

Segundo Alan Rick, a prioridade do grupo tem sido elucidar questões sobre o Programa Mais Médicos e o planejamento do ministério para o futuro da Atenção Básica no Brasil.

“O ministro nos informou que está trabalhando no aperfeiçoamento do Mais Médicos e num programa permanente que, a princípio, se chamaria “Mais Saúde”. O objetivo será fixar os médicos da Atenção Básica no que o Ministro denomina “Brasil profundo” – municípios do país de menor IDH e onde há maior carência de atendimento em saúde”, destaca Alan Rick.

Ele solicitou que sejam incluídos os brasileiros formados no exterior nesse programa. Mandetta disse estar trabalhando numa proposta de inclusão de todos através de um exame, como se fosse um concurso público.

Enquanto esse novo programa é planejado, o Programa Mais Médicos terá seguimento e haverá novos editais. A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) está com o aval do Ministro para seguir publicando editais. Existe uma previsão para que se abra novo edital já em abril.