18/03/2019

Alan Rick pede apoio para comércio com Peru e fortalecimento da segurança dos acreanos


O deputado Alan Rick (AC) reuniu-se, no Ministério das Relações Exteriores, com o chanceler Ernesto Araújo para tratar do efetivo intercâmbio comercial entre Acre e Peru. Alan Rick aproveitou a oportunidade para reiterar a necessidade de acabar com as barreiras fitossanitárias impostas pelo governo peruano à carne brasileira e, consequentemente, à carne acreana.

“Essa é uma pauta essencial ao desenvolvimento do agronegócio do Acre, pois o Peru tem uma série de regulamentações que impedem o comércio da nossa carne e limita as trocas bilaterais”, disse o parlamentar que solicitou, ainda, encaminhamentos para uma reunião no Acre com representante de ambos os países.

Alan Rick também participou de reunião com o ministro da Justiça Sérgio Moro, a quem reiterou pedido que fez ao Ministério em 2016, via requerimento, para instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Rio Branco.

Os CICCs são centros que abrigam diversos órgãos municipais, estaduais e federais, concentrando as informações necessárias para a efetiva atuação do Estado no combate ao crime. Tipicamente, um CICC concentra as polícias federal, civil e militar, forças armadas, bombeiros, serviços da prefeitura, entre outros.

“O Ministro nos informou que esse meu projeto foi, enfim, encaminhado. Está no orçamento do ano que vem! Agora está em fase de pesquisa orçamentária e adequação ao estado. É uma enorme vitória para o nosso Acre, que carece tanto de estrutura em segurança pública”, disse Alan Rick.

Sérgio Moro também informou que planeja construir um Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional (CIISPR) na região amazônica.