A Fundação

A Fundação Liberdade e Cidadania é o órgão de pesquisa e assessoramento do DEMOCRATAS. Desde o último pós-guerra, as Fundações Partidárias desempenham papel cada vez mais destacado. Basta referir que, entre as tarefas que lhes foram atribuídas, na Europa, destaca-se a de promover a recuperação da cultura democrática naquelas nações, a começar da Alemanha, que foram submetidas ao terror do nazismo e do fascismo.

Justamente o problema da cultura democrática constitui o cerne de sua atuação. A experiência política ocidental ensina que não pode existir sistema democrático representativo na ausência de partidos políticos. E mais: o sucesso destes últimos irá depender da consistência e da firmeza com que a sociedade cultue os valores democráticos. Desvendar o processo em causa equivale à reconstituição da trajetória de estruturação dos fundamentos da doutrina liberal. Cabe à Fundação Liberdade e Cidadania não só identificar-se plenamente com tal ideário como ser capaz de torná-lo patrimônio comum da corrente política que encarnamos.

Para tanto, terá que se apropriar da experiência de construção das instituições do sistema representativo, sobretudo daqueles povos que lograram fazê-lo de forma bem sucedida. Essa missão se completará pela sistematização do caminho que trilhamos com vistas à consecução de idêntico objetivo. Incumbe-nos identificar as dificuldades com que nos temos defrontado e como superá-las.

O DEMOCRATAS, por sua vez, dispõe de prioridades claras, cuja temática constituirá a pauta de investigação a ser promovida pela Fundação Liberdade e Cidadania, como esperamos demonstrar neste site.